Coisas boas da semana

Oi, você que me lê! ❤

Como vai a família? Tudo certinho no trabalho?

Hoje estou particularmente emocionada porque recebi uma sugestão de post de uma leitora, a Marcela, me pedindo para contar como tive a ideia para o nome do blog. Isso nunca tinha me acontecido antes. Tô me debulhando em fofurice aqui.

A ideia para o nome do blog surgiu há mais ou menos uns seis ou sete anos, em um daqueles momentos que a gente não está fazendo nada e de repente uma ideia brota do vácuo. Pensei: “se um dia eu tiver um blog, vai se chamar Memórias da Pedra do Sapato”.

Aí nasceu meu primeiro projeto de blog, no UOL Blogs, há seis anos. Lá eu pretendia escrever mais para ter como provar para alguém que eu sabia escrever direitinho, quando surgisse alguma vaga para ser redatora em algum lugar. Acabou sendo um blog muito pessoal, onde eu postava coisas sobre namoradinhos da época, músicas para minhas crises existenciais e de vez em quando um conto ou uma crônica.

Em 2009, quando eu resolvi fazer o blog no wordpress, eu resolvi fazer a coisa direito e defini uma linha editorial para ele: seria um blog de contos, crônicas e conteúdo literário e autoral de modo geral. E por que as pessoas deveriam ler esses contos/crônicas? Foi nessa hora que o nome do blog fez realmente sentido.

Para quem não me conhece pessoalmente, eu tenho um metro e meio de altura (1,51m para ser exata) e não tenho peso o suficiente nem para doar sangue. Isso quer dizer que eu sou MUITO pequena. Ainda assim, eu sou pentelha. Gosto de incomodar as pessoas. Uma amiga costumava dizer “A Deka é pequenininha, mas estorva.” Maior das verdades. Ou não.

Eu resolvi que com os meus contos e crônicas eu iria chamar a atenção dos meus leitores para aquelas coisas, momentos, sentimentos e emoções que nós fazemos questão de ser indiferentes. E isso incomoda. Então o nome Memórias da Pedra do Sapato parecia perfeito, não?

Um belo dia, o Felipe Carriço tweetou a frase que está na descrição do blog: “Qualquer semelhança com a realidade é mera consciência” e isso era perfeito para a mensagem que eu queria transmitir. Pedi a permissão dele para usar a frase e ela está no topo do meu blog desde que ele existe.

Portanto, foi assim que nasceu o nome do blog e a linha editorial dele. Espero que não tenha se decepcionado agora que sabe que não me foi revelado durante um sonho em que o Matheus Verdelho sussurrava o nome em meu ouvido, ou mesmo em um dia que eu tivesse me perdido no bosque e descoberto um reino de duendes que me presentearam com o nome perfeito.

Enfim, bom final de semana, bons links e até a próxima conversinha. =)

Brigada eu.

pontilhao_guararema

Trivialidades da Vida (Fernanda Mota) – Então (conto)

Ryotiras (Ryot) – Rage against the machinima (tirinhas)

Ordinários (Evandro Ferreira) – Semana (conto)

Torradas Tostadas (Nina Rocha) – Casa dos Sonhos (crônica)

Fear of Flying (Conor Finnegan) – Fear of flying (vídeo – vi no Os Profanos)

A Vaca Voadora (Fer Torquato) – Retratos Instantâneos (HQ)

Nunca Fui Fofa (Dre Reze) – Feliz propriedade de um gato (crônica)

Os Levados da Breca (Wesley Samp) – O Muro (HQ)

Entre Todas as Coisas (Daniel Bovolento) – Deixa ela entrar (crônica)

Mentirinhas (Fabio Coala) – Uma lenda (HQ)

Do Óbvio ao Avesso (Juliana Cimeno) – Sobre a arma quente (conto)

Edubernard (Eduardo Bernardinelli) – Por que querer a verdade? (poesia)

7 pensamentos sobre “Coisas boas da semana

  1. Bem que minha pulguinha atrás da orelha de curiosidade me avisou que a explicação do nome do blog seria uma fofura!
    Dessa vez, faço questão, é brigada eu. 😛

  2. A “Etimologia dos Títulos de Blogs” é sempre curiosa e pessoal, não?
    Quem lê faz sempre uma ideia totalmente diferente da intenção original. Ainda bem que você fez questão de explicar exatamente com foi que ocorreu sua epifania.

    Tenho acompanhado os links. Boa semana.

Deixe um comentário