Leia-me: Revolução dos Bichos

revolucao_bichos1A dica da vez é Revolução dos Bichos, de George Orwell.

Esse é outro clássico de pedido de professores do colégio, pelo menos na maioria dos casos, pois os meus não pediram e eu acabei lendo apenas recentemente.

O que dizer sobre essa história (que mal conheço e já curto pakas? Brinks.) genial? Que ela é genial? Porque, sim. Ela é. E nem é pelo posicionamento político, mas sim pela análise sem pudores e misericórdias da natureza humana.

Conta a história de uma fazenda onde os animais se revoltam por serem explorados pelos humanos: vivem em condições indignas, não desfrutam do que produzem com o suor de seus focinhos e ainda são abatidos ao final de uma vida de escravidão.

Essa revolução é chefiada pelos porcos, os mais inteligentes da turma.

Todos os bichos se revoltam, botam os humanos para fora e criam leis para que todos se respeitem mutuamente, convivam em harmonia e não se igualem aos humanos, pois esse seria o primeiro passo para que começassem a explorar a si mesmos.

E adivinhem o que acontece? Os animais idealistas, realmente preocupados com a igualdade entre os bichos e o bem do Animalismo começam a aparecer mortos. As leis começam a ser distorcidas e as informações manipuladas. Logo os animais são submetidos a um novo tipo de ditadura, mas dessa vez ainda pior do que a primeira, pois foram atraiçoados por aqueles nos quais confiavam.

E se acha que estou dando spoilers, é porque não imagina o alcance reflexivo dessa alegoria.

Orwell, que era escritor e jornalista, escreveu a Revolução como uma sátira à Revolução Russa e ao Stalinismo, mas sabe, uma história nunca será tão atemporal quanto essa, pois trata dos cantos mais obscuros e perversos da natureza humana, de uma maneira singela, divertida e simples de ler.

Segui a sugestão do Yuri Amaral, porque esse livro é bem adequado para a atual situação política do Brasil e deveria ser lido por todos, sem exceção.

Agora me presenteiem com 1984 do mesmo autor, pois eu ainda não li. =)

2 pensamentos sobre “Leia-me: Revolução dos Bichos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s