Leia-me: Heresia

fetchEu tenho uma mania péssima que é entrar na livraria, fuçar um monte de livros e pegar aqueles que a sinopse me atrai, sem ler resenhas, indicações e etc. Já quebrei muito a cara e tenho uma montanha de livros ruins em casa, por conta disso. Mas de vez em quando eu sou recompensada, como no dia que comprei Heresia.

Na verdade, quando comecei a ler, achei que tinha dado com os burros n’água de novo. Levou um pouco para a história me prender. Mas, pesquisando um pouco mais sobre o livro (depois que o li e adorei) descobri o motivo: o protagonista Giordano Bruno é um personagem histórico. O que quer dizer que ele existiu mesmo. Portanto a suposta “enrolação” da autora (S. J. Parris, pseudônimo de Stephanie Merritt), na verdade é a contextualização histórica e construção do personagem.

Dando uma geral, a história se passa na Inglaterra elisabetana, em 1583, onde acontecem diversos conflitos por conta de religião: enquanto a maior parte da Europa é católica, a rainha Elizabeth se declara protestante e, com isso, conquista a fúria e as conspirações dos católicos ingleses. Nosso herói é declarado herege, por ser um defensor da teoria de Copérnico, de que a Terra gira em torno do Sol e não o contrário. Por isso ele é convidado à Oxford, para debater essa teoria juntamente aos teóricos da universidade.

Só que na verdade, ele foi convidado para investigar supostos papistas conspiradores infiltrados na universidade. Só que na verdade (de novo!) ele só está indo para lá para encontrar um livro raro que sua sede por conhecimento deseja com todas as forças.

No meio desse novelo de motivações e complicações o que faltava para ferrar tudo de vez? Quem respondeu “um assassinato” levou um milhão de reais. E é aqui que a história realmente fica legal e te prende em uma rede de acontecimentos tão intensa, que quando você perceber, o livro acabou. É de ler em um fôlego só.

A história é ótima. Os personagens são ótimos. As reflexões e lições são ótimas. Mas é ainda mais legal quando você sabe que boa parte desse suspense é real.

Então fica aí a dica da semana. =)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s