Leia-me: As Mulheres de Bronze

Vou falar sobre essa história, mas acho que não será bem uma dica, porque talvez seja um pouco complicado encontrar esse livro. Dei uma pesquisada no google e só encontrei alguns volumes, nem sempre ambos, a venda.

Foi o primeiro livro “de adulto” que minha mãe me deixou ler, o que não significa que seja uma história erótica, mas sim uma história complexa demais para uma criança compreender. Tão complexa que esta história é dividida em dois livros de 550 páginas cada um.

Os livros contam a história de três irmãs: Cora, Carmen e Maria, que são filhas de um poderoso fazendeiro e de uma escrava, por quem ele se apaixonou perdidamente. Só que vivendo sua felicidade, ele se esqueceu de libertar a mãe e as filhas através da carta de alforria.

Sabendo disso, seu sobrinho francês, boêmio, malandro e mau caráter, resolve passar umas “férias” com o tio e se apropriar de suas riquezas. E só então a parte realmente boa começa, quando as irmãs criam o plano mais mirabolante e improvável do mundo para se vingar do seu algoz.

Nas primeiras vezes que li esses livros (devo ter lido umas dez vezes já) obviamente não me dei conta do quão revolucionária essa narrativa era, mesmo porque ainda me faltavam muitos elementos para julgar nesse nível de profundidade. Mas olhando hoje, para além desse enredo quase de novela mexicana, de tão dramático, Xavier de Montepein fez críticas para lá de ácidas contra o racismo e machismo da sociedade.

A começar pela escolha de uma mulher como protagonista, o que é raro até mesmo hoje em dia, nos livros. Em segundo, pela forma como o autor aborda a questão da escravidão e suas consequências e a situação delicada em que Cora e suas irmãs se encontram por serem mulheres.

Questões como vingança, perdão, lealdade e segunda chance, estão presentes em cada momento da história, como toda boa novela dramática merece. É uma história incrível e, se conseguirem encontrar, não percam a oportunidade de ler.

2 pensamentos sobre “Leia-me: As Mulheres de Bronze

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s