Leia-me: As Meninas

As MeninasA Lygia Fagundes Teles foi a primeira escritora que me fez pensar “Meu Deus, quero ser ela.” É de longe a minha favorita e minha inspiração. Não que eu me inspire no estilo dela. Mas suas obras me influenciam no “ser escritora” e sempre me fazem ter certeza de que isso é o que eu quero para mim. Ok, admito: foi dela que peguei essa mania de finais cheios de mudanças.

Toda essa introdução para falar do último livro dela que li: As Meninas.

Este livro conta a história de três amigas que se conhecem no pensionato N. Senhora de Fátima e de suas vidas tão diferentes uma da outra. Todas as três estão em busca de si mesmas e a história inteira é contada como se o leitor estivesse dentro da cabeça de cada uma.

Lorena, Lia e Aninha são respectivamente a menina romântica e ingênua, a porra louca e a militante de esquerda, as três universitárias vivendo no período da ditadura militar. Três perfis tão distintos, vivendo situações tão diversas e ainda assim se protegem e dependem uma da outra de uma forma quase visceral.

Não há uma linha clara de tempo, ou de acontecimentos. Somente pensamentos e ideias, portanto está sempre em primeira pessoa e é comum vermos frases inacabadas, linhas de raciocínio pouco definidas e até palavras soltas no meio do nada. Ainda assim, você se descobre visualizando o enredo todo e aí percebe que todos aqueles conflitos são uma narrativa mesmo. A história vai saltando de uma protagonista para outra, fazendo a gente se sentir exatamente como cada uma delas se sentiria naquela situação. Justamente por isso não é um livro para leitores acostumados a aventuras, thrillers, etc.

Para finalizar a dica, é bom salientar que esse romance foi feito para ser sentido e não para ser contado. Uma das obras mais lindas que já tive acesso em toda a minha vida. Mas não é para todos os gostos.

2 pensamentos sobre “Leia-me: As Meninas

Deixe uma resposta

