Nudez – 3: Segredo

Recuou dois passos para admirar a fotografia em toda a sua dimensão e resolveu que não tinha mais nada para anotar, sobre aquela imagem.
Ainda não sabia como havia conseguido convencer o editor do jornal a deixá-la ir àquela vernissage, mas sabia que seria sua estréia nas críticas de arte e não queria perder um só detalhe.
Empunhando o caderninho de notas e a caneta, suas armas favoritas, caminhava lentamente pela exposição. O fotógrafo era talentoso, embora seu nome ainda não fosse muito conhecido no “meio”. Talvez esse fosse o real motivo dela ter conseguido persuadir o editor. Não importava, no entanto. Ela provaria ao editor, ao jornal e aos leitores que ela estava pronta para encarar o novo desafio e que o tal fotógrafo era a revelação do ano.
O mundo silenciou na penúltima foto da exposição, onde um homem nu apoiava as mãos contra o vidro que o separava do fotógrafo. A imagem era bela e perfeita em sua composição, cores, luzes e sombras. O corpo não tão perfeito assim e a expressão no olhar era plácida, de quem contempla o mundo através da janela de seu lar.
O problema não estava na técnica, na imagem ou na expressão e sim, no homem.
Ela conhecia aquele rosto muitíssimo bem, embora a intimidade das confidências trocadas por anos e horas a fio não a permitissem conhecer o… bem, o resto.
Aquele era o seu melhor amigo, exposto de uma maneira que ela não entendia e um instinto protetor a fez querer escondê-lo do olhar daquelas pessoas. Sentiu ruborizar-se, queria tapar a foto com o seu corpo, ninguém deveria vê-lo daquele jeito.
Pensou em ligar para ele, mas um segundo olhar para a foto não permitiu que terminasse de discar. A expressão estampada no PVC a fez cair em si do ridículo. Como se ele não tivesse ciência do que estava fazendo, ao ser fotografado sem roupas.
E, pensando bem, havia algo no olhar dele, algo que ela notou em algumas madrugadas adentro, enquanto ela falava de si mesma e não prestava atenção ao que ele tinha para lhe dizer, o brilho cálido de um segredo.
Tentou puxar de suas memórias frases soltas que ficaram registradas (“Conheci uma pessoa que gostaria que você também conhecesse…”), mas notou que era difícil encontrar o que ele falava, velado em meio de suas próprias longas falas.
Sim. Ela falou demais de si e esqueceu-se (“Sim, há coisas que não conseguimos contar a todos, sem correr o risco de que levem como uma espécie de ofensa.”) de ouvir-lhe algumas (“Gostaria de que fosse fácil para mim, como é para você, falar do que te aflige.”) vezes.
E sentindo-se egoísta, não notou quando ele parou atrás dela, até o momento em que a abraçou pela cintura.
“Gostou da foto?”
Ela sorriu. Não respondeu.
“Bem, você conhece ele… o fotógrafo. Não conhece?”
Ele estava ao lado dela também. A cumprimentou com sorriso e mãos firmes. Ela notou a proximidade entre os dois. Então aquele era o segredo, que seu ego não deixou que seu irmão e confidente lhe contasse. Em um estalo entendeu o olhar cálido, a placidez da expressão na foto e o carinho do segredo. Aquilo era mais do que confiança no profissionalismo do fotógrafo. Era amor.
“Muito prazer. Meu irmão fala muito de você.” (Pausa e uma pequena surpesa da parte dele.) “Eu só gostaria de ter tido mais amor, para ser capaz de ouvir.”
Também enlaçou-o pela cintura, enquanto os dois homens seguravam-se as mãos e olhou novamente para a imagem.
Finalmente entendeu sua própria confusão, como um reflexo inconsciente de seu remorso. Mas isso já não tinha qualquer relevância.
Agora a nudez dele não a incomodava mais.

2 pensamentos sobre “Nudez – 3: Segredo

  1. Deka!
    Gostei tanto desse conto que nem sei descrever. Acho que me identifiquei taaanto com a personagem. Sei lá, muitas vezes é muito difícil falar mas com certeza é muito difícil escutar. Tenho um pouco de cada personagem da história e isso mexeu comigo de uma maneira intrínseca.

    Muito bom. E adorei a série “Nudez”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s