O que é Coletor Menstrual?

Fazia tempo que eu não postava alguma coisa aqui no Compartilhando, né?

Mas estou de volta com uma novidade que mudou minha vida. Sim! Mesmo depois de ter conhecido o anticoncepcional em adesivo e a depilação com luz pulsada.

Então tirem os homens do computador, porque hoje o assunto é mais embaixo e o mais novo trequinho novidadesco sem o qual não posso viver é o coletor menstrual.

Prazer, leitoras. Eu sou o coletor menstrual.

Tá, eu sei que à primeira vista ele assusta. Já vi inclusive posts falando sobre o quão bizarro tal objeto é, ainda mais sabendo aonde ele fica, né? Mas estou aqui para tranquilizá-las, amigas. Vou contar como foi minha experiência e tenho certeza de que seus conceitos serão revistos.

O que é um coletor menstrual?

É um copinho de silicone, com uma hastezinha em baixo, que você insere no canal vaginal e serve como um reservatório onde o sangue acumula. Simples assim.

Antes a gente só ouvia falar de coletores importados, da europa. Mas o meu, eu ganhei da Miss Cup para testar, que é fabricante nacional e estou completamente fall in love por ele. Essa marca tem dois tamanhos diferentes:

A- Para mulheres com mais de 30 anos e/ou que já têm filhos.

B- Para mulheres com menos de 30 anos e/ou que não têm filhos (o meu).

Como funciona?

Durante o período menstrual, o coletor fica lá, acomodadinho dentro de você, só esperando a hora que você resolver se trocar. Não vaza. Não transborda. Não incomoda. Não nada.

Na hora de tirar, é só lavar com água e sabão e ele tá pronto pra outra.

Como usa?

Tem que apertar assim, para colocar.

Como ele é redondinho, então é necessário dobrar a abertura para colocá-lo. É só dobrar até fazer um “U” e aí empurrar, direcionando para trás. É importante se certificar se ele desdobrou lá dentro, se não vaza e incomoda. Caso fique “sentindo” o coletor, ou perceba um aumento nas cólicas menstruais é melhor trocar seu coletor por um tamanho menor.

As regras de higiene são básicas: antes de aplicá-lo é bom ferver pra esterelizar. Depois, durante o período menstrual, a troca recomendada é a cada oito horas. Você tira, lava com água e sabão e recoloca.

Para retirar você tem que pressionar ele, se não faz vácuo e pode rolar um certo desespero se não conseguir. Aliás, dica: não se desespere. A vagina se contrai quando estamos tensas e aí é que você não vai conseguir tirar nada mesmo. Então é só colocar o dedo por trás dele, dar aquela apertadinha marota até sentir que ele dobrou e puxar pra baixo.

Assim que sua menstruação terminar, é só ferver o copinho de novo e guardá-lo para o mês seguinte.

Por que você usa, tia Deka?

Absorvente externo é um saco, todas vão concordar comigo. Abafa, pinica, aparece na roupa, incomoda, depois de um tempo cheira mal e você nunca se sente 100% limpa.

Aí passei a usar o interno. Bem mais prático e confortável, só que ele também tem que ser trocado com certa regularidade e aí, por ser de algodão, acaba ressecando a gente. Além do mais, se der uma procurada no Google, vai ver a quantidade de matérias falando sobre o uso de agrotóxicos na produção de algodão. Imagina colocar todos esses tóxicos… lá?? E pra piorar, alguns fabricantes começaram a misturar fibras sintéticas com o algodão, aumentando o risco de alergias.

Aí, façam as contas: uma mulher menstrua por volta de 35 anos de sua vida. Quantos absorventes você usa em cada menstruação? Quantos você usa por ano? Imagina a quantidade louca de lixo que você produz!!

Aí aparece o coletor menstrual, feito de silicone e que dura QUINZE ANOS. Não só em termos de salvar o planeta, mas quanto você vai economizar com isso?

Sem falar no conforto. Você esquece que está menstruada, porque nada te incomoda e você pode ficar o dia todo com ele e só se trocar na hora do banho. Como o sangue não entra em contato com o ar, não há mau cheiro. E você pode ir à academia, à praia, à piscina, correr e plantar bananeira usando fio dental que não vai dar merda.

Se a IPL, que falei no post anterior é vida, o coletor menstrual é amor!

Mas, tia Deka, eu tenho fluxo intenso! Duvido que caiba tudo nesse copinhozinho aí.

E aí que você se engana, pequena gafanhota. Porque a quantidade que vemos nos absorventes parece ser muito maior do que realmente menstruamos. Vou usar o meu exemplo.

Eu costumo chamar minhas regras de “O Chamado”, porque menstruo durante sete dias, sendo que os três primeiros são de fluxo desesperadoramente intenso. E mesmo nesses dias tensos, quando me troco no banho, a quantidade não chega à metade do copinho. Como disse uma amiga, você acaba se gostando muito mais.

Então vou aproveitar aqui, para mostrar o primeiro vídeo de uma série que fiz com as queridas Liliane Ferrari, Mari Nassif e Ceci Lima, onde a gente sentou em um monte de poltrona confortável na Modateca e ficamos fofocando sobre mulherzices. Acompanhem os vídeos porque ficaram ótimos e vocês PRECISAM ver o make que o Douglas Guerra fez na gente. BAPHO!

É isso. E se quiserem mais informações sobre o assunto (tem até dados estatísticos sobre quantos absorventes gastamos durante a vida toda e detalhes sobre todo o bem que a mudança de hábitos faz para a natureza), acessem o site da Miss Cup.

Beijinhos!

21 comentários sobre “O que é Coletor Menstrual?

    • Como pôde ver, tive participação no canal do Miss Cup, no youtube, e mencionei no próprio post que ganhei o produto para testar.

      Portanto tudo o que disse aqui, foi de acordo com minha experiência com o produto.

      Se você quer saber se recebi alguma coisa para escrever este post, a resposta é não. Não recebi nada pelo post.

      • Obrigada pela resposta, era só para entender se a experiência era maravilhosa mesmo, porque existe ainda muita restrição a esse tipo de produto.

      • Existe um bocado de preconceito, sim, pois estamos habituadas a outras soluções para o período menstrual, né? Uma coisinha dessas, para ficar dentro da gente causa um certo estranhamento mesmo.

        Foi por isso que resolvi fazer este post. É sempre bom sabermos como foi a experiência de alguém que usou (e continuo usando) algo que desconhecemos.

  1. Deka, nunca tinha ouvido falar sobre isso e confesso que fiquei super curiosa para usar. Mas onde encontrar? Nas farmácias mesmo?

    Beijos e obrigada por compartilhar essas experiências com a gente =)

  2. Deka, perdoe a invasão, mas preciso divulgar.
    Meninas interessadas no coletor da Me Luna, façam contato pelo email: laneduque@yahoo.com.br
    Me Luna é a única empresa que oferece 4 opções de tamanho, outros coletores menstruais costumam ser encontrados em apenas dois. Além dos tamanhos M e G que mostram-se equivalentes ao da maioria dos coletores encontrados no mercado a Me Luna oferece o tamanho P, o menor copo menstrual do mercado, ideal para virgens e para adolescentes em seus primeiros ciclos, e o XG. Possue uma grande variedade de cores, incolor, roxa, azul, laranja, preta, vermelha, azul e verde.
    Contato: laneduque@yahoo.com.br

  3. Eu uso há mais de 1 ano e é tudo de bom. Comprei o meluna pequeno e ele é muito pequeno. pesquisei e o fluxo nao tem a ver com a idade nem com virgindade. Tive tambem o canadense. Adorei o misscup, por ser mais maleavel e mais lisinho. Agora tem até panelinha para higienizar. muito bom. recomendo.

  4. Vaza…. E vaza de verdade. Também me apaixonei pelo meu miss cup, comprei e não consigo usar. Estou no terceiro ciclo de tentativas, tenho uma super consciência corporal, sei que eu coloco certo (aberto, com vácuo, no sentido mais horizontal do que vertical, blá, blá, blá), e vaza. Já pedi ajuda do contato da miss, que foi super legal e me deu várias dicas, e ainda assim… vaza. Não dá para saber o que acontece. Agora estou pensando em comprar o GG da Me Luna, que tem um diâmetro maior… Vamos ver. Bjs.

    • Vaza sim! No final das contas percebi que esse produto é só um reforço nos dias de maior fluxo. Uso ele com absorvente por segurança. Não é mais vantajoso que o OB e ainda é caro. Talvez seja mais vantajoso apenas pela quantidade horas a mais que se pode ficar com ele.

      • Que pena, Leticia! Comigo realmente funcionou e não preciso usar nada mais para reforço. Ele não vaza nem uma gota e permanece no lugar o dia todo. É claro que, se fica mal colocado, acaba vazando. Mas isso é bem difícil de acontecer comigo. =)

    • Karin, isso realmente muda a nossa vida! hahahaha

      Ó, tem o link da loja da marca que eu uso no post mesmo. Lá você encontra os endereços. Mas se quiser conhecer outras marcas, é só dar uma googlada, que existem várias. Entre elas LadyCup e MoonCup =)

      Vai da sua adaptação, mesmo.

      Beijos!

  5. Adoro de coração meus dois copos mentruais, mas comigo vaza pq meu fluxo é MEGA intenso e minhas paredes uterinas tem uma força monstro, sério. Comigo não tem isso de copinho meio cheio, o meu é Meluna G e transborda por causa de desequilíbrio hormonal e fibróide uterino o que causa fluxo intenso ou meu cérvix pode estar entrando no copo, reduzindo a capacidade, mas mesmo assim, não penso em usar absorvente interno mais nunca in my whole life. Eu me sinto mais limpa, a gente não fica jogando coisas no lixo e escondendo com milhões de papel higiênico (quem nunca?). Uso papel como backup e secura interna não mais. OB para mim era traumático, sentia o coitado me arranhando por dentro. Em breve vou comprar um Meluna GG com TPE mais durinho.

    Para as meninas que tem vazamento, deveriam checar essas possibilidades de cérvix muito baixo no período menstrual, entrando no copinho e reduzindo a capacidade ou então ver se o tamanho do coletor/copo é apropriado ou se os músculos uterinos não tem muita pressão amassando o copo e assim, vazando.

    Beijo!

    • Joice, muito obrigada pelo seu comentário! Acrescentou muita informação ao meu post, já que comigo tudo funcionou lindamente e eu não tenho como orientar as leitoras que não se adaptam ao coletor! hahahahahahahaha

      Fico aqui torcendo para você encontrar um que se adapte ao seu corpo, pq olha… depois que a gente usa o coletor é realmente traumático voltar aos absorventes, seja interno ou externo.

      Beijinhos!

  6. Tenho uma dúvida. Comprei um Miss cup, gostei muito. Mas fiquei um pouco incomodada com a ideia de ter pressão na vagina. Será se faz mal esse vácuo? não seria ruim para a saúde ter essa pressão durante o dia todo?

  7. Olá Joice, como você sabe se o cérvix é muito baixo, e se for isso qual o tamanho que deveria comprar? Uso o meu misscup há um ano e não consegui fazer ele parar de vazar também, já tentei de tudo… tenho que usar sempre com absorvente junto o que é terrível pois sou alérgica, pensei que finalmente iria me livrar dos absorventes mas tá difícil. Pode me enviar as dicas no meu e-mail sirlenepacheco71@hotmail.com obrigada.

  8. De fato, é espetacular! Maaaasssss, vaza sim. Comprei do tamanho certo, coloco direito, mas tenho fluxo fortíssimo, e… vaza! Uso com absorvendo normal, mas uso bem menos que o normal, claro. Nos últimos dias não vaza. Gostei muito! Me da mais segurança. Boa sorte!

Deixe uma resposta

