O cara das Mentirinhas

Uma vez, não me lembro onde, li que os artistas têm o dom de ver coisas que ninguém mais é capaz e, por isso, cabe a eles mostrar tais coisas ao mundo. As palavras não eram exatamente essas, mas a essência da ideia tá aí.

Começo com essa introdução pois um dos meus amigos tem usado de seu talento para expressar tais detalhes do mundo, de uma maneira que tem me tocado muito.

Devido à qualidade de seu trabalho, tenho certeza de que a maioria de meus leitores já o conhecem, através do site Mentirinhas, onde ele posta tirinhas feitas em sua maioria de um humor peculiar e ironia finíssima.

Porém eu venho destacar o lado mais sensível do Fabio Coala, que tem sido postado em pequenas doses no mesmo site. E em cada uma delas, tem me tocado tanto, que descobri porque esses posts vêm só de vez em quando.

A primeira delas que me chamou a atenção, foi a série de HQs do Monstro.

É fascinante a forma como Coala consegue fazer esse personagem transformar situações extremamente pesadas em histórias quase lúdicas, não fosse o peso da realidade nelas.

Vou deixar aqui os links para as três HQs desse personagem:

O Monstro

O Monstro – 2

A Batalha

Ele também cria estorietas que não incluem este personagem, mas que são igualmente delicadas e consegue com uma simplicidade enorme, o que eu só tento fazer com quilos de palavras:

Perfeição

Anjos

Iluminado

Alguns Segundos

Poderia ficar por mais alguns parágrafos aqui, falando tudo o que eu acho sobre o talento do Fabio. Mas vou deixar por conta de vocês, darem uma fuçadinha no site dele e verem por si mesmos.

Enfim, não é porque o cara é meu amigo, não. Mas eu admiro a habilidade que ele tem de nos fazer sorrir, chorar, pensar e se revoltar, tudo ao mesmo tempo. E a gente ainda fica querendo consertar o mundo, para que essas histórias permaneçam na ficção.

Isso, meus amigos, é o que eu chamo de arte.

6 thoughts on “O cara das Mentirinhas

  1. O Coala arrebenta, mesmo. Na minha opinião é um dos maiores quadrinistas do país, sem exagero. Tem a dose certa de humor fino, mas sabe fazer muito bem histórias maiores com temas mais profundos e uma arte que salta aos olhos.

    Ah, ele tbm é cosplay do Paulito =P

  2. Tambem gosto muito das tirinhas do fabio, concordo com tudo q disse, e nao eh so pq eh amigo que agente nao possa reconhecer o talento e a pessoa q ele eh.. ta de parabens fabio.. grande abraço

  3. Fui apresentada as tirinhas do Coala por um colega de trabalho e logo de cara me encantei com seu trabalho, acompanho o site diariamente a 1 ano e meio mais ou menos, e sinto que ele tem se aprofundado nessa arte de nos emocionar, deixando mensagens simples e fortes em pequenas doses, normalmente as sextas, alem de seu humor leve e cativante das tirinhas diarias! sempre compartilho suas tirinhas para divulvar esse trabalho maravilhoso!!!! Parabéns Coala!!!!!

  4. Eu acho ele um gênio. Quando conheci o site gostei tanto que fui lendo cada tirinha, a ponto de ter esgotado todo o conteúdo que lá existe. Hoje conteúdo novo pra mim no site, só quando o Coala o posta, porque tudo que te lá eu já li. E realmente é indescritível a genialidade a singular inteligência desse artista. E não, não sou amigo dele, não o conheço, rs.

Deixe um comentário

